RESENHA - CONFISSÕES DE UMA GAROTA EXCLUÍDA, MAL-AMADA E (UM POUCO) DRAMÁTICA
- chaclivros
- 13 de out. de 2017
- 2 min de leitura

Tetê acaba de se mudar com a família toda para Copacabana, no Rio de Janeiro, para a casa dos avós. O lindo e espaçoso apartamento da Barra da Tijuca em que morava teve que ser vendido, pois com a crise o pai foi demitido, e o resultado é que a vida dela virou de cabeça para baixo. Além de perder a privacidade, tendo que dividir o espaço com cinco parentes malucos que brigam o tempo todo, ela perdeu todas as suas referências. A única coisa que a deixa feliz é cozinhar. E, claro, comer as delícias que faz. O lado bom foi se livrar do antigo colégio, no qual sofria bullying por causa de seu jeito peculiar. Sem contar sua desilusão amorosa... O problema é que ela está apavorada, porque agora tudo será novo e estranho, com o ensino médio, com a nova escola, e sem conhecer ninguém. E morre de medo de ser excluída ou de sofrer bullying novamente. Ela está bem mal, para dizer a verdade. Ou talvez seja um pouco de drama, porque já no primeiro dia as coisas parecem ser um pouco diferentes... Pelo jeito, tudo vai mudar, e para melhor.
Resenha
Ler essa história da querida Thalita Rebouça foi uma mistura de sorrisos e realmente felicidade de ter sido apresentada a suas narrativas. Confesso que eu sou a pior pessoa quando o assunto é literatura nacional (aliás, aceito sugestões!) e fiquei muito feliz com a oportunidade de ler essa obra tão encantadora.
Tetê, nossa personagem principal, é uma jovem adolescente do Rio de Janeiro, que por muitos anos sofreu o tão chamado bullying. Me identifiquei em muitos aspectos com a personagem, já que eu também sofri bullying na escola. Em relação ao retrato do assunto, acho que a autora conseguiu transparecer de forma leve, mas objetiva, os sentimentos daqueles que passam por essa experiência.
É importante ressaltar que esse livro não é nem perto como “13 reasons why”. É muito mais leve e aborda a temática do bullying de uma forma um pouco mais adequada para adolescentes mais jovens, entre 12-16 anos.
Apesar da distância de idade, senti várias nostalgias ao ler o livro e fiquei feliz com o fato de que a personagem realmente retrata e incorpora uma pessoa de sua idade (diferente de livros como gossip girl que os personagens têm 16/17 anos e agem como se tivessem 25).
Outra questão que adorei foi as receitinhas que a autora insere ao longo dos capítulos!
Como um todo, é uma delícia ver a Tetê crescer, amadurecer e superar muitos obstáculos que até então tinha. Uma história sobre amizade e diria que autoconhecimento
Uma narrativa leve, gostosa e super rápida. Ideal para aqueles que acabaram de ler uma leitura mais pesada e estão com uma bela de uma ressaca literária.

Título original: Confissões de uma garota excluída, mal-amada e um pouco dramática
Editora: Arqueiro
Autor: Thalita Rebouças
Ano: 2016
Páginas: 272
Avaliação: 4 estrelas
Yasmin Marie
Comentarios