RESENHA - MIL BEIJOS DE GAROTO
- chaclivros
- 22 de out. de 2017
- 3 min de leitura

A estreia de Tillie Cole no Brasil, com o livro finalista em 2016 do Goodreads Choice Awards Um beijo dura um instante. Mas mil beijos podem durar uma vida inteira. Um garoto. Uma garota. Um vínculo que é definido num momento e se prolonga por uma década. Um vínculo que nem o tempo nem a distância podem romper. Um vínculo que vai durar para sempre. Ao menos era o que eles imaginavam. Quando, aos dezessete anos, Rune Kristiansen retorna da Noruega para o lugar onde passou a infância – a cidade americana de Blossom Grove, na Geórgia –, ele só tem uma coisa em mente: reencontrar Poppy Litchfield, a garota que era sua cara-metade e que tinha prometido esperar fielmente por seu retorno. E ele quer descobrir por que, nos dois anos em que esteve fora, ela o deletou de sua vida sem dar nenhuma explicação. Este romance, finalista do Goodreads Choice Awards 2016, marca a estreia da adorada escritora Tillie Cole na ficção young adult. É também seu primeiro livro publicado no Brasil.
Resenha:
Eu havia sido avisada para reservar a caixa de lencinhos para esse livro, mas eu não imaginava o estado que eu ficaria a cada página. O livro estreia de Tillie Cole no Brasil não apenas faz o leitor chorar litros, mas ao mesmo tempo o cativa e o emociona em diferentes níveis. Muitas vezes me peguei sorrindo que nem boba, para em duas páginas sofrer e morrer de raiva.
O livro é divido em capítulos narrados pelos dois personagens principais, uma dinâmica que particularmente sou muito fã. E o significado dos tais “Mil Beijos”, explicado logo no início da obra, será quase como um terceiro personagem.
Logo de princípio, identifiquei o Rune como o personagem destaque da trama. Norueguês, calado e misterioso, Rune, aos 5 anos, encontra sua cara metade, Poppy Litchfield. Ambos irão viver um romance tão arrebatador, que fiquei um pouco na dúvida se, numa idade tão jovem, seria possível sentir tudo aquilo que eles sentiram. Mesmo que, a autora deixe meio implícito que o amor dos dois desafia a realidade.
A forma em que Tillie aborda os capítulos do Rune é tão hipnotizante, que fica difícil você largar o livro. E não me leve a mal, o Rune é de longe um personagem perfeito e ele terá de amadurecer muito ao longo do livro. E mesmo você querendo esganar o garoto as vezes, não há como você não torcer por ele e, ao final, morrer de amores por cada uma de suas decisões amadurecidas.
Por outro lado, temos Poppy. A Poppy servirá de âncora para nosso querido Rune. E não quero entregar muitos spoilers, mas a força da personagem será algo fora do normal. Diferente de Rune, a Poppy será a maturidade em pessoa e o leitor acaba aprendendo grandes valores para serem levados para o resto da vida. Fofa, alegre, cativante e simplesmente insipiradora, Poppy enfrentará desafios difíceis de serem explicados em palavras.
Tillie apresenta um livro com uma narrativa simples e fluída. E apesar de abordar temas extremamente sensíveis, senti que a autora abordou de uma forma leve, muitas vezes beirando a um lado mais espiritual e que traz um novo olhar para as temáticas ali encontradas.
Polêmico: A minha experiência com “Mil Beijos de Garoto” foi paixão a primeira vista. E coloquei o livro em um pedestal até suas últimas páginas, mas preciso confessar que, o livro deveria ter terminado em seu último capítulo e não ter seguido com um epílogo. Não quero entregar todo o jogo e, para aqueles que já leram o livro saberão do que estou falando, mas ao final da obra, a autora traz um epílogo um tanto quanto questionável e, confesso que ainda estou debatendo se ela traz a melhor das mensagens.
Entretanto, recomendo demais a leitura desse livro tão apaixonante e sensível.

Título original: A Thousand Boy Kisses
Editora: Outro Planeta
Autor: Tillie Cole
Ano: 2017
Páginas: 400
Avaliação: 4,5 estrelas
Yasmin Marie
Comentários